sexta-feira, 10 de junho de 2011

3a Avaliação Parcial-Questões

Queridos,


Como prometido, seguem as questões da 3a avaliação parcial, cujas respostas devem chegar a mim até o dia 20/06.


Ad,



UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS CULTURAIS E MÍDIA

Disciplina: Fundamentos Linguísticos da Comunicação (GEC 043)
Professor: Benjamim Picado
Horário: 2as e 4as, de 14 às 16:00
Local: Sala C-211 (2as) e C-214 (4as)

3a AVALIAÇÃO PARCIAL

Modo de Usar: Vc. deve responder ao menos duas questõesda avaliação (na escolha das questões, dê preferência a responder uma de teor mais teórico e a outra, de teor mais analítico). Para o correto tratamento das questões da prova, utilize sua própria capacidade de argumentação, procurando exercitar certo distanciamento com respeito ao modo de exposição das idéias dos textos centrais da unidade (por exemplo, dê preferência às paráfrases em oposição à transcrição literal dos textos, a não ser nos casos estritamente necessários). No que respeita a compreensão dos itens bibiográficos da unidade, valorize um tratamento mais esquemático e argumentativo das idéias mais importantes dos textos, procurando ficar mais atento àquilo que é especificamente solicitado em cada questão. Nas perguntas de teor mais analítico (de exame de objetos), procure correlacionar os dois domínios requisitados (o da expressa compreensão dos textos de base e o do exercício da análise dos materiais propostos).

4a Unidade:
Os Elementos da Semiose: da confusão entre veículos e objetos do signo

1. Tendo em vista as diferentes argumentações dos textos de Umberto Eco e de W.v.O. Quine sobre a relação entre significação e existência, como vc. considera que se possa justificar as relações entre os problemas da metafísica e os da semiótica?

2. Considerando as seis modalidades pelas quais Umberto Eco reconhece o emprego usual da noção de signo, em “Signo e Inferência”, como vc. os classificaria, tendo como parâmetro de distribuição as concepções lógicas  e linguísticas dos fenômenos de significação?

3. Considere a seguinte peça publicitária do produto Ekos, da Natura:

Anúncio de Ekos, da Natura

Considerando a composição entre os segmentos visuais (objetos, formas, côres) e linguísticos (sentenças, nomes próprios) que compõem este anúncio, procure analisar a peça em questão, levando em conta aqueles seus componentes que mais nitidamente se relacionam com os conceitos de signo em Peirce e Saussure, assim como com os princípios que guiam a compreensão do anúncio, seja como decorrentes das convenções e códigos culturais e linguísticos ou ainda derivados dos hábitos inferenciais e dos pressupostos sobre matérias de fato.

Referências Bibliográficas:
BARTHES, Roland. "Significado/significante". In: Elementos de Semiologia;
ECO, Umberto. “Sobre o ser”. In: Kant e o Ornitorrinco;
ECO, Umberto. "Signo e inferência" e “Dicionário vs. enciclopédia”. In: Semiótica e Filosofia da Linguagem;
PEIRCE, Charles S. "Algumas consequências de quatro incapacidades". In: Semiótica;
QUINE, W.v.O. “Sobre o que há”. In et al.: Existência e Linguagem;
SAUSSURE, Ferdinand de. "Princípios gerais". In: Curso de Linguística Geral;
VOLLI, Ugo. “Interpretação”. In: Manual de Semiótica.

raram facit misturam cum sapientia forma



Nenhum comentário:

Postar um comentário