quarta-feira, 27 de abril de 2011

ATENÇÃO- 1A AVALIAÇÃO PARCIAL

Queridos,

Aqui vão as questões relativas à primeira avaliação parcial da disciplina: como mencionei ainda hoje, em sala, as questões são referentes às duas primeiras unidades do programa (por isto, são quatro questões): sugiro que vcs. respondam uma questão de cada unidade (de preferência, dando conta de uma questão mais "teórica" e a outra, mais "analítica"). 

Mas nada disto é obrigatório, apenas o fato de que duas destas quatro questões devem ser obrigatoriamente respondidas (aos espíritos indômitos que se aventurarem em mais do que duas respostas, a única recompensa será minha admiração). Peço que leiam as instruções antes das questões com muita atenção e que tenham paciência no tratamento dos problemas propostos.

Como combinamos hoje em sala, a data para entrega das respostas é o dia 04/05 (próxima quarta-feira): quem quiser me entregar versões impressas, no dia da aula, pode ficar a vontade; para as entregas online, estipulo o horário habitual (o lapso de tempo entre o fim do Jornal Nacional e o início de "Insensato Coração", pois até semioticistas são gente...).

Ad,

Benjamim



UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS CULTURAIS E MÍDIA

Disciplina: Fundamentos Linguísticos da Comunicação (GEC 043)
Professor: Benjamim Picado
Horário: 2as e 4as, de 14 às 16:00
Local: Sala C-211 (2as) e C-214 (4as)

1a AVALIAÇÃO PARCIAL
(1a e 2a Unidades)

Modo de Usar: Sugiro que vc. responda ao menos uma questão de cada unidade do curso (na escolha das questões, dê preferência a responder uma de teor mais teórico e a outra, de teor mais analítico). Para o correto tratamento das questões da prova, utilize sua própria capacidade de argumentação (além das fichas de leitura e as notas das aulas), procurando exercitar certo distanciamento com respeito ao modo de exposição das idéias dos textos centrais da unidade (por exemplo, dê preferência às paráfrases em oposição à transcrição literal dos textos, a não ser nos casos estritamente necessários). No que respeita a compreensão dos itens da unidade, valorize um tratamento mais esquemático das idéias mais importantes, prestando sempre atenção naquilo que é especificamente solicitado em cada questão. Nas perguntas de teor mais analítico (de exame de objetos), procure correlacionar os dois domínios requisitados (o da compreensão dos textos de base e o do exercício da análise dos materiais propostos).

1a Unidade: o estudo dos signos e a “lógica da cultura”

1. Discorra breve mas suficientemente sobre as relações entre o estudo dos signos e o universo dos fenômenos culturais, procurando articular em sua argumentação as leituras dos textos de Umberto Eco, Iuri Lotman e Julia Kristeva.

2. Considere a seguinte matéria, publicada no caderno “Ciência”, do jornal diário Folha de São Paulo, de 09/03/2011 (para lê-la na íntegra, basta clicar o link logo abaixo):


Tendo em vista o assunto da reportagem em questão, como vc. avaliaria a questão do desenvolvimento de habilidades instrumentais no trato com a natureza, por parte do reino animal, à luz das teses manifestas nos textos de base da unidade, especialmente tendo em conta uma concepção antropológica da cultura, visada pelos estudos semióticos?

2a Unidade: a Semiótica no contexto das disciplinas da comunicação

3. Considere a seguinte passagem do texto « Comunicação », de Ugo Volli (in : Manual de Semiótica, p. 18,19) : 

« Quando imaginamos uma comunicação, normalmente não pensamos em situações tão elementares como entender a direção do movimento de um carro, deduzir o tempo que faz pela cor do céu ou identificar um cão por certa imagem colorida em nosso campo visual. Referimo-nos, ao invés disto, a atividades como enviar uma carta, fazer publicidade, gritar alguma coisa a alguem, narrar uma historia (…). É claro que a significação da qual falamos no paragrafo anterior não é um fenomeno do mesmo tipo que uma autêntica comunicação. Neste caso, não existe um emissor que nos envia uma mensagem de céu nublado para fazer-nos prever chuva ; o rapaz que encontramos não está procurando parecer um estudante (simplesmente tem um jeito de estudante), os exantemas do sarampo não nos são enviados pelo virus da doença como uma espécie de carta para informar-nos, mas são uma desagradável consequência biológica de sua presença em nosso corpo, que o médico é capaz de interpretar ». 

Considerando a distinção proposta nesta passagem, entre as noções de «comunicação» e «significação», como vc. correlacionaria cada uma destas noções com os modelos da pesquisa semiológica e semiótica, em Umberto Eco e Roland Barthes ? 

4. Considere o seguinte segmento de matéria publicada no caderno “Poder”, do jornal Folha de São Paulo, de 27/04/2011 (para ler o artigo, acesse o link abaixo): 


Procure analisar o texto desta matéria, tendo em vista os procedimentos de conotação que ele mobiliza, levando em conta aquilo que Roland Barthes elabora sua estrutura, no capítulo «Língua/Fala », de Elementos de Semiologia, assim como Umberto Eco o faz, em "O universo do sentido", capítulo de A Estrutura Ausente.


Referências Bibliográficas :
BARTHES, Roland. « Introdução » e « Língua/Fala ». In : Elementos de Semiologia ;
ECO, Umberto. « Introdução : rumo a uma lógica da cultura ». In : Tratado Geral de Semiótica ;
ECO, Umberto. « O universo do sentido ». In : A Estrutura Ausente ;
KRISTEVA, Julia. « A sémiotica ». In : A História da Linguagem ;
LOTMAN, Iuri. « Sobre o problema da tipologia da cultura ». In : Semiótica Russa ;
VOLLI, Ugo. « Comunicação ». In : Manual de Semiótica.

ad augusta per angusta

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