terça-feira, 10 de maio de 2011

Comentários sobre 1a Avaliação

Queridos,

Como já mencionei em nosso último encontro em sala de aula, gostaria de partilhar aqui algumas impressões gerais sobre o desempenho de vcs. nesta primeira avaliação. Gostaria de mencionar, em primeiro lugar, que é algo que farei em todas as etapas da avaliação, de modo a compartilhar com todos vcs. alguns aspectos críticos do desempenho nas provas e das melhores maneiras de se contornar os eventuais problemas de apreensão dos conteúdos de cada unidade.

Sei que o resultado destas provas podem haver impactado mal em muitos de vcs., em particular, mas peço que prestem alguma atenção nos comentários que fiz em cada uma das respostas, assim como neste espaço do blog. E não hesitem em me consultar, pessoalmente ou por e-mail, no caso de alguma questão mais específica. 

A avaliação parcial, em minha concepção, é precisamente a instância na qual procuro identificar o estado da apreensão dos assuntos da unidade, assim como problemas de natureza mais estrutural no modo de cada um organizar seus estudos. Neste sentido, ela é tanto uma "avaliação" quanto é, claramente, também apenas "parcial": assim sendo, peço que levem menos em conta a nota atribuída - a tendência é que ela melhore, no decorrer das próximas provas - e mais as observações que tento fazer sobre o tratamento das questões - já que é o ataque sobre estes pontos por mim observados que poderá favorecer a melhora deste desempenho, nas etapas adiante.

Pois bem, como mencionei na aula passada, minha sensação foi a de que boa parte das respostas a cada uma das questões privilegiou um tipo de relação que chamaria de "não-reflexiva" com os textos da unidade: com isto, quero dizer que se privilegiou um tratamento dos conteúdos dos textos apenas naquilo que era afirmado nos mesmos, sem muita atenção aos detalhes argumentativos que estariam no fundo de muitas destas afirmações. Com isto, apreendo que vcs. leram os textos, mas não necessariamente que saibam o que fazer com eles, no momento de enfrentar as questões propostas.

Exemplo: na segunda questão (relativa ao exame da matéria sobre comportamento animal), a formulação da pergunta já pedia, de antemão, a necessidade de uma compreensão sobre a questão da ação instrumental enquanto fato de cultura (portanto, no caso de Eco, como fenômeno de comunicação, estruturado a partir de sistemas de significação). 

Na maior parte das respostas a este item, percebi o recurso ao morfema "valor sistemático", como maneira de explicar a diferença entre a instrumentalidade no reino animal e na antropologia: supondo que esta idéia seja explanatória do modo como homens se diferenciam do restante dos animais, neste particular quesito, minha questão é sobre o significado mesmo deste "valor sistemático", pois ele não é desenvolvido em praticamente nenhuma das questões que adotou este modo de formular a resposta.

Na segunda questão da unidade, o problema se repete: ao invés de desenvolver os modos como Eco, Kristeva e Lotman concebem o fenômeno da significação na sua relação com a cultura, prefere-se apenas ecoar (desculpem-me a infâmia) cada um dos textos, no plano das meras asserções que eles fazem, eventualmente, sobre o tema. O que decorre disto? Por exemplo, o texto de Kristeva fica praticamente intocado, pois ela não menciona em nenhum lugar a combinação dos conceitos de "cultura" e de "significação". 

Entretanto, ela adota exemplos de certos fenômenos estudados pelas teorias semióticas que são os mesmos de Eco, por exemplo (em especial, a transmissão do parentesco e os sistemas de regras que os sustentam). Isto não significa alguma coisa? Por outro lado, Eco e Lotman trabalham com concepções que poderiam ser intercambiadas, no modo de se pensar os conceitos que estão em jogo (signos e cultura): por que não exercitar argumentativamente estas hipotéticas proximidades, a partir de um exame mais atento ao que os textos estão dizendo? 

Em suma, o que sinto é que faltou a muitas das respostas fazer aquilo que as intruções sobre o preenchimento da prova pedira (e que imagino que muitos talvez não tenham lido com maior atenção. Repito aqui algumas destas dicas: 

1. Para o correto tratamento das questões da prova, utilize sua própria capacidade de argumentação, procurando exercitar certo distanciamento com respeito ao modo de exposição das idéias dos textos centrais da unidade (por exemplo, dê preferência às paráfrases em oposição à transcrição literal dos textos, a não ser nos casos estritamente necessários). 
2. No que respeita a compreensão dos itens da unidade, valorize um tratamento mais esquemático das idéias mais importantes, prestando sempre atenção naquilo que é especificamente solicitado em cada questão. 
3. Nas perguntas de teor mais analítico (de exame de objetos), procure correlacionar os dois domínios requisitados (o da compreensão dos textos de base e o do exercício da análise dos materiais propostos).

Enfim, como já disse, estou às ordens de vcs. todos e à disposição de cada um de vcs. para a resolução de eventuais dúvidas e inquietações. 

Ad,

Benjamim

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