quinta-feira, 19 de maio de 2011

Questões da 2a avaliação parcial

Queridos,

Seguem as questões da 2a avaliação parcial da disciplina: mais uma vez, peço desculpas pelo atraso e esclareço que a data da entrega das respostas é a próxima quarta-feira, dia 25/05. A quem preferir entregar a prova no decorrer da aula, pdoe fazê-lo ao fim da aula. Também receberei as respostas por e-mail, no limite do horário habitual do início da noite.

Ad,

Benjamim


UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS CULTURAIS E MÍDIA

Disciplina: Fundamentos Linguísticos da Comunicação (GEC 043)
Professor: Benjamim Picado
Horário: 2as e 4as, de 14 às 16:00
Local: Sala C-211 (2as) e C-214 (4as)

2a AVALIAÇÃO PARCIAL

Modo de Usar: Vc. deve responder ao menos duas questões desta unidade do curso (nesta escolha, dê preferência a responder uma de teor mais teórico e a outra, de vies mais analítico). Para o correto tratamento das questões da prova, utilize sua própria capacidade de argumentação, procurando exercitar certo distanciamento com respeito ao modo de exposição das idéias dos textos centrais da unidade (por exemplo, dê preferência às paráfrases em oposição à transcrição literal dos textos, a não ser nos casos estritamente necessários). No que respeita a compreensão dos itens da unidade, valorize um tratamento mais esquemático das idéias mais importantes, prestando sempre atenção naquilo que é especificamente solicitado em cada questão. Nas perguntas de teor mais analítico (de exame de fenômenos), procure correlacionar os dois domínios requisitados (o da compreensão dos textos de base e o do exercício da análise dos materiais propostos).

3a Unidade: a estrutura elementar da compreensão

1. Discorra brevemente, partindo das idéias centrais dos textos de Carlo Guinzburg e de Ugo Volli (sobre as modalidades elementares da compreensão e da interpretação), tentando identificar o modo como a noção de signo se torna central para a inferência e para o entendimento textual.

2. Considere a seguinte passagem de “Algumas consequências de quatro incapacidades”, de Charles Sanders Peirce (à sua página 270):

“Uma vez que o signo não é idêntico à coisa significada, diferindo desta sob alguns aspectos, ele deve ter claramente alguns caracteres que lhe pertençam a si mesmo, e que nada têm a ver com sua função representativa. Denomino estas de qualidades materiais do signo (…). Em Segundo lugar, um signo deve ser capaz de estar conectado (…) a um outro signo do mesmo objeto ou ao próprio objeto. Assim as palavras não teriam utilidade alguma a menos que pudessem ser conectadas em sentenças através de uma cópula real que ligue signos de uma mesma coisa.”

Argumente sobre estas duas propriedades do signo em Peirce e os princípios através dos quais Ferdinand de Saussure define, por seu turno, as características do signo linguístico, em “Natureza do signo linguístico”.

3. Considere a seguinte peça publicitária do produto Liposyne, dos laboratórios Vichy:






Considerando a composição entre os segmentos visuais (objetos, formas, côres) e linguísticos (sentenças, nomes próprios) que compõem este anúncio, procure analisar a peça em questão, levando em conta aqueles seus componentes que mais nitidamente se relacionam com os conceitos de signo até aqui trabalhados, especialmente na medida em que eles impliquem a idéia de atividade inferencial ou de uma compreensão baseada em convenções e códigos.

Referências Bibliográficas:
Guinzburg, Carlo. “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”. In: Mitos, Emblemas, Sinais;
Peirce, Charles S. "Algumas consequências de quatro incapacidades". In: Semiótica;
Saussure, Ferdinand de. “Natureza do signo linguístico”. In: Curso de Linguística Geral;
Volli, Ugo. “Interpretação”. In: Manual de Semiótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário